quarta-feira, 23 de março de 2011

Os tênis que viram plantas



Empresa lança calçados com sementes

No começo, usava-se tênis apenas nas práticas esportivas. Depois, eles chegaram a uma multidão de jovens, que com frequência têm diversos pares, e hoje todo mundo os usa - e, claro, eles produzem uma quantidade incalculável de lixo. Mas o que fazer com um par velho? E se nós pudéssemos enterrá-los no quintal e, poucas semanas depois, flores brotassem no local?

Os tênis da empresa OAT, desenvolvidos por dois designers de Amsterdam, são estilosos e feitos de materiais completamente biodegradáveis. Sementes são colocados em suas costuras e, quando quiser se livrar deles, "plante-os" no solo. Eles vão se decompor e se transformar em uma planta. Desenhados durante dois anos, com a mistura de novas tecnologias e meios de fabricação tradicionais, os tênis devem ter um forte apelo para os amantes da moda, sem provocar qualquer dano ambiental. O material resultante é tão natural quanto folhas em árvores, comenta o Celsias.

Um dos vencedores do prêmio internacional Green Fashion, de 2011, a OAT integra moda e consciência ambiental. Ao levar em conta os aspectos mais daninhos do consumo excessivo, a OAT pretende criar um fim natural para um de nossos maiores ícones materialistas. Os tênis serão lançados em breve na Europa, mas poderão ser comprados no site da empresa. A companhia tem também uma página no Facebook.


Fernanda Pereira

0 comentários: