Mal sabia ela o quanto aquela descoberta mudaria sua vida, a ponto de dez anos depois ela própria lançar um CD com influências da mesma Etta James e de outras como Aretha Franklin e Ella Fitzgerald, e aos 22 anos, com esse CD desbancar artistas fevers como Lady Gaga e Justin Bieber, e quebrar recordes de gente como Madonna e os Beatles.
Adele Adkins, e abaixo o CD consagrador que já é considerado por muitos o melhor de 2011 |
Já em 21, Adele faz um resgate maior ao soul e ao funk dos anos 60 e 70, junto com o gospel. No disco ainda são sentidas influências do blues, com uma pegada jazzistíca nas músicas mais serenas. Há também faixas com sonoridade meio country, como as bonus track "Hiding My Heart" e "If Hadn't Been For Love".
Segundo a Billboard Brasil, 21, é um disco feito com o cotovelo e a garganta. A garganta, graças à voz magnífica de Adele. E depois, a dor de cotovelo que permanece em todas as letras das músicas.
Adele compôs todas as músicas após levar um "pé na bunda" do namorado. E o disco passa por todas as etapas do pós-relacionamento: desde a raiva em "Rolling in The Deep' e "Set Fire To The Rain" até aquela hora em que as pessoas se conformam, em "Someone Like You".
"Rolling In The Deep" foi o primeiro sucesso e se mantém na Hot 100 da Billboard US. Alavancou 21 a ser o CD mais vendido no Reino Unido e impulsionou também as vendas de 19. Recentemente ganhou até um clipe:
O sucesso foi tanto que depois de conquistar a Europa e os EUA, Adele foi convidada a participar da série musical Glee e a mega star Beyoncé já anunciou uma parceria com a inglesinha.
Ao se apresentar no Brit Awards 2011, Adele deslumbrou o público com "Someone Like You", em uma interpretação que James Corden, o mestre de cerimônias, resumiu assim: "Se você alguma vez teve o coração partido, você irá lembrar disso agora."
Em 21, Adele faz suas músicas para corações despedaçados, e faz de "Someone Like You" um hino à esses corações partidos.
Quem dera toda vez que um artista fosse magoado, um disco desses fosse lançado...
Siqueira
0 comentários:
Postar um comentário