John, Paul, George e Ringo. Esses nomes te lembram algo? Pois para cineasta Julie Taymor (Frida), esses nomes remetem a uma era de libertação e rebeldia, nomes essenciais para entender uma época cujo maior objetivo da juventude era fazer o mundo um pouco melhor, construir o seu próprio Nirvana.
Across The Universe é um musical baseado em 33 músicas dos Beatles. As músicas, não são apenas fundo musical, mas integram-se à história e contam um pouco dela. Não é à toa que os protagonistas da história se chamam Jude e Lucy.
Jude é um estivador de Liverpool (Cidade-natal de todos os componentes da banda) que decide encontrar o pai que nunca conheceu viajando à América. Lucy é uma típica garota de classe média, apaixonada pelo seu Daniel, que vai ao Vietnã colocar em prática o seu patriotismo. O destino então se encarregaria de unir o quebra-cabeça dos dois protagonistas.
O filme ainda tem personagens como Sadie e Jo Jo, feitos sob a moldura de Janis Joplin e Jimi Hendrix, além de contar com as participações especialíssimas de Joe Cocker, interpretando um mendigo, um cafetão e um hippie louco, e do vocalista do U2, Bono, que apesar de não ser um grande ator, dá um banho de talento na pele do psicodélico Dr. Robert, numa cena que é considerada uma das mais bizarras do cinema.
O legendário disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band |
Across The Universe retrata a atmosfera fervilhante dos anos 60: a explosão do movimento negro e a repressão a ele, a Guerra do Vietnã, a descoberta das drogas como uma autolibertação, a liberação sexual de todos os gêneros, a contracultura, a explosão do rock'n roll...
Apesar de ser um filme de altos e baixos, e de também ser um filme longo, muitas vezes com cenas desnecessárias,vale a pena ver. O filme presenteia o espectador com uma interpretação única do universo beatleniano, cerceada de psicodelismo, como se o famoso disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band fosse transfigurado em cinema.
É uma grande obra para aqueles que são fãs dos garotos de Liverpool, com versões maravilhosas das músicas que já são clássicos, e também uma oportunidade daqueles que não conhecem o trabalho da banda, entenderem porque os Beatles fazem sucesso até hoje.
Trailer de Across The Universe
Destaque para os trechos com as músicas I Want You(She’s So Heavy), All You Need Is Love, Strawberry Fields Forever, Come Together, Dear Prudence, Hey Jude, e a emocionante Let It Be, que mostra a insanidade da megalomania norte-americana no Vietnã e a intolerância à igualdade de direitos aos negros.
Let It Be - Carol Woods & Timothy T. Mitchum
Mais informações sobre o filme aqui: http://www.sonypictures.com/homevideo/acrosstheuniverse/
Siqueira
Siqueira
0 comentários:
Postar um comentário